Voltar

Taxa de juro de referência entra para 2022 muito elevada

Última actualização: 2022-01-06

A taxa única de referência para as operações de crédito de taxa de juro variável no sistema financeiro moçambicano (ou Prime Rate) entra para 2022 muito elevada (mantém-se há quatro meses), facto que não é bem visto por empresários e famílias com crédito na banca.

Desde Outubro passado, está fixada em 18,60%. Ora, quanto mais elevada é a Prime Rate, maiores são as taxas de juro na banca comercial para as famílias e empresas.

De acordo com um comunicado emitido pelo Banco de Moçambique e Associação Moçambicana de Bancos (AMB), a Prime Rate a vigorar no mês de Janeiro corrente é de 18,60%.

A Prime Rate aplica-se às operações de crédito contratualizadas (novas, renovações e renegociações) entre as instituições de crédito e sociedades financeiras e os seus clientes, acrescida de uma margem (spread) adicionada ou subtraída à taxa, mediante a análise de risco de cada categoria de crédito ou operação em concreto.

Os spreads das 14 instituições bancárias constantes no comunicado em referência indicam que, para empréstimos a particulares, a margem varia de 1% a 6% para o crédito à habitação e de 3% a 14,5% no crédito ao consumo.

Para as empresas, as margens variam de 0 a 5% para prazos de até um ano e de 1% a 6% em empréstimos de longo prazo. No leasing mobiliário, a margem varia de 2.5% a 7.7%, enquanto no leasing imobiliário, o spread varia de 1.5% a 7.7%

Banco Mais

Sala de imprensa

Preçário

Segurança

Recrutamento

2022, Banco MAIS. Todos os direitos reservados.